top of page

O Surgimento da Tira Diária

Graças a escassez de espaço e á popularidade de personagens, que o leitor podia encontrar todo dia no jornal, nasceu o Formato clássico das tiras, da piada desdobrada em três tempos ou três quadros. Todas as primeiras tiras diárias eram de humor, e quanto mais óbvio melhor. O leitor tinha que rir alto e passar para outra tira.

A piada não tinha o menor problema em ser grosseira. Além do mais , os autores puderam criar e desenhar seus regimes de narração com relativa autonomia. A ambiguidade de definição entre o que vem a ser um "quadrinho infantil" ou um "quadrinho de humor" contribuiu, desde o inicio da formação da mídia, parra sua riqueza expressiva. Os estudiosos informam que assim há proliferação dos "níveis de leitura", coisa tão cara a tanto leitores. Enquanto alguns acham graça de ceroulas do personagem, outros se compadecem de seu drama existencial. Os personagens de Peanuts, Garfield, Calvin & Hobbes e Mafalda são mesmo só para crianças? Era intenção de seus criadores que que adultos, não reconhecessem nos seus traços aparentemente ingênuos?

isso se aplicou até mesmo para HQs de aventura. Os Personagens Norte Americanos Capitão César e o Brasileiro Contra-Ataque, são exemplos. Trata-se de séries de HQs de aventura camufladas como desenhos aparentemente muito simples e humorísticos.

Fonte: Almanaque dos Quadrinhos, Carlos Patati e Flávio Braga.

Abaixo Exemplos de 3 e 4 Quadrinhos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page